Para determinar a qualidade de uma placa é necessário, além da verificação de preços, ter conhecimento as características de geração e operação de cada tipo de placa. Para tanto, você terá a oportunidade de analisar a ficha de dados do painel solar providenciada no momento do orçamento. A potência determina a capacidade do módulo solar gerar energia elétrica. Os principais fatores que influenciam as placas são a quantidade e a qualidade das células voltaicas, as quais podem ser fabricadas de variados tipos de materiais semicondutores que podem aumentar a sua eficiência. A título de curiosidade, atualmente os módulos comercializados no Brasil chegam a potência de 665W.
Outro fator importante de se analisar é a eficiência das placas, ou seja, o que quer dizer a quantidade de energia elétrica por metro quadrado é possível ser gerada. Quanto mais energia por m2 o módulo solar conseguir gerar, menos módulos são necessários para formar o painel solar que você precisa, o que facilita para pessoas que não têm muito espaço no telhado.
Dito isso, a durabilidade e garantia dos painéis fotovoltaicos embora seja se aproximadamente 25 anos tendem a perder eficiência no decorrer desse tempo. No entanto, ainda que esteja no fim da sua vida útil, o painel solar poderá operar com mais de 80% da sua eficiência original.
Segundo o INPE, o Brasil é um dos países do mundo com maior potencial de geração de energia solar, pois a incidência de luz é majoritária em qualquer estação do ano. Isso pode ser explicado porque o que gera a energia são os raios solares, ou seja, a quantidade de luz e não o calor proveniente deles. Por esse motivo você precisa contar com especialistas na hora de desenvolver o seu projeto de energia solar. É preciso fazer um estudo completo que estime a sua necessidade energética e considere a média de insolação da cidade onde você reside.